Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
89101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
NOTÍCIAS






 
CONHEÇA AS FINALISTAS DO CONCURSO COMPOSITORAS LATINO-AMERICANAS
09/jan/2024

      Como parte das comemorações de nossos 70 anos, realizamos o Concurso Compositoras Latino-Americanas. No total, foram recebidas 26 inscrições de nove países diferentes. Após 15 dias de análise, a banca avaliadora composta por Ligia Amadio, Sílvia Berg e Aylton Escobar escolheram as três finalistas que terão suas obras executadas pela Osesp em um concerto aberto ao público, na Sala São Paulo, no dia 22 de fevereiro. Conheça as vencedoras (respectivamente):


 

      Denise Garcia (Brasil) | “C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica)” Garcia é compositora residente em São Paulo (Brasil) e Professora Livre Docente do Instituto de Artes da Unicamp. Sua formação acadêmica conta com bacharelado em Música pela USP, mestrado em Artes pela Unicamp, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutorado pela Escola de Música da UFRJ, além de ter estudado composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Ela tem dois álbuns dedicados a suas peças já lançados e obras presentes em coletâneas.

      Eva García Fernández (Argentina) | “Imagen-tiempo” Compositora, saxofonista, professora, pesquisadora e performer em Buenos Aires (Argentina), Fernández é bacharel em Música pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Estudou composição com nomes como Gabriel Valverde, Marcos Franciosi, Antonio Zimmerman, Diego Taranto e Juan Carlos Tolosa.
 

      Stephanie Macchi (Argentina) | “Pampeana” Macchi começou seus estudos musicais no Conservatório Julián Aguirre de Buenos Aires, onde estudou piano com a professora Ana Stampalia e começou a explorar o mundo da composição. Atualmente, vive em Barcelona e cursa licenciatura em composição na Escola Superior de Música da Catalunha, com orientação do professor Bernat Vivancos.
    

      Após a finalização do Concurso, uma das três obras será gravada pela Osesp em um álbum comemorativo, que contará com trabalhos de Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin.
      
      Confira mais informações sobre o Concurso AQUI.

 
Horários de funcionamento - janeiro 2024
23/dez/2023

É tempo de férias na Sala São Paulo! Atenção para as datas de funcionamento no início de 2024:

 

- O Restaurante Vivace e o bar-café reabrem em 7 de janeiro, a Loja Clássicos e o Lilas Pastia Café no dia 14/01. 
 
- As Visitas Monitoradas voltam a partir do dia 2 de janeiro. Junte a sua galera e venha conhecer um pouco mais sobre a nossa história. O agendamento é feito pelo e-mail visita@osesp.art.br e há também opções de visitas em inglês, espanhol e francês. Mais informações aqui.
 
- A Osesp retorna a sala de concertos nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, com “Carmina Burana” de Carl Orff. Os ingressos serão disponibilizados no início do ano — mais informações em breve. 
 
Prepare-se para um 2024 cheio de comemorações: celebraremos os 25 anos da Sala São Paulo, os 70 da Osesp e os 30 do Coro da Osesp. Você é nosso convidado de honra nessa festa! 
 
Osesp é indicada ao International Classical Music Awards
22/nov/2023

No último dia 15/nov, a Osesp figurou como uma das indicadas ao International Classical Music Awards (ICMA), um dos mais importantes prêmios internacionais de música sinfônica, na categoria “Concertos”, pelo disco “Villa-Lobos Cello Concertos”, gravado em abril de 2022, como parte do projeto “Brasil em Concerto”.

 

Lançado em 22 de setembro deste ano pelo selo Naxos, o álbum traz três obras de Heitor Villa-Lobos, interpretadas pela Orquestra e pelo violoncelista Antonio Meneses, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky: são elas os “Concertos para Violoncelo nº 1” e “nº 2”, e a “Fantasia para Violoncelo e Orquestra”. Ele pode ser encontrado em edição física na Loja Clássicos, no térreo da Sala São Paulo, e nas principais plataformas digitais.

 

Os finalistas serão anunciados em 11 de dezembro, e os vencedores, em 18 de janeiro de 2024. Enquanto fica na torcida pela nossa Orquestra, aproveite para ouvir o "Villa-Lobos Cello Concertos" e espalhar esta ótima notícia!
______
O projeto Brasil em Concerto é uma parceria do Instituto Guimarães Rosa, órgão de cultura do Ministério das Relações Exteriores, com três orquestras brasileiras — além da Osesp, fazem parte as Filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, a Academia Brasileira de Música e o selo Naxos. 

 
Mudanças na programação - concertos de 30/nov e 1 e 2/dez
21/nov/2023

Por questões familiares imprevistas, foi preciso que o maestro Thierry Fischer adiasse sua vinda para São Paulo — nosso Diretor Musical seguirá à frente dos programas das duas últimas semanas da Temporada 2023, o primeiro com Gautier Capuçon (7, 8 e 9/dez) e o último na Beethoven-Fest (14, 15 e 16/dez).

Substituindo Thierry na próxima semana (30/nov e 1 e 2/dez) e fazendo sua estreia com a Osesp, receberemos o suíço Baldur Brönnimann para reger a aguardada "Sinfonia Turangalîla", de Messiaen. Diretor artístico e regente titular da Real Filharmonía de Galicia, na Espanha, Brönnimann é um entusiasta da música moderna e contemporânea. Ao longo de sua carreira, regeu orquestras por toda a Europa como convidado e atuou também como maestro titular da Sinfonietta da Basileia (Suíça) e da Sinfônica do Porto Casa da Música (Portugal) e como diretor musical da Sinfônica Nacional da Colômbia (Bogotá).

Que tenhamos todos um ótimo fim de Temporada!
 

 
Concurso Nacional Chopin
08/nov/2023

Jovem pianista, participe do primeiro Concurso Nacional Chopin! O vencedor garante uma vaga para a 19ª edição do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, em Varsóvia, na Polônia, em 2025. O representante brasileiro irá se apresentar diretamente na fase eliminatória presencial, além de ganhar outros prêmios, como um convite para partipar do Curso de Verão do Instituto Chopin no Palácio Radziejowice; um recital solo em Zelazowa Wola, na casa onde nasceu Chopin; e um recital solo na Sala São Paulo durante o Festival Chopin na edição 2024. 

 

As inscrições acontecem de 15 a 22 de janeiro e são abertas a músicos de até 28 anos. Acesse o edital completo aqui!

 

O Concurso Nacional Chopin conta com a realização da Sociedade Chopin do Brasil, correalização da Fundação Osesp e apoio do Narodowy Instytut Fryderyka Chopina, da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, da Sustenidos Organização Social, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp Tom Jobim/Santa Marcelina, da Orquestra Sinfônica de Brasília e do Instituto Guimarães Rosa/Ministério das Relações Exteriores.

 

 
Garanta seu lugar antecipado no aniversário de 70 anos da Osesp!
30/out/2023

Compre antecipadamente os seus lugares na Temporada 2024 em pacotes cheios de benefícios! Escolha entre Assinaturas Fixas ou Flexíveis e garanta seu lugar antecipado no aniversário de 70 anos da Osesp.

 

Saiba a diferença entre as duas modalidades:

Assinaturas Fixas:

Esta é a modalidade tradicional, com os concertos agrupados entre Sinfônicos, Corais, Recitais e Câmara da Osesp. ASSINE AQUI.

 

Assinaturas Flexíveis: 
Você cria sua própria série – com no mínimo quatro apresentações — selecionando entre concertos Sinfônicos, do Coro, de Câmara e Recitais, com programas, datas, cadeiras e horários que preferir. ASSINE AQUI. 

 

Vantagens de ser assinante:

- 20% de desconto no valor original do ingresso;
- Banco de Ingressos (troca e resgate de entradas);
- Isenção total da taxa de conveniência;
- Parcelamento em 10x sem juros ou desconto de 3% à vista;
- Prioridade para renovação ou troca de assinaturas na próxima Temporada;*
- Mesmo assento para todos os concertos*
- Cartão* ou ingressos** entregues em casa sem custo adicional
- Possibilidade de escolher seus concertos favoritos e criar sua própria série,em assentos distintos, de acordo com a preferência**

* Apenas para Assinantes Fixos
** Apenas para Assinantes Flexíveis

 

Para saber mais sobre as assinaturas, entre em contato:
(11) 3777-2437 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados e emendas.
assinatura@osesp.art.br

 
Alteração na programação da Festa Internacional do Piano — FIP Jazz do próximo final de semana (21)
16/out/2023

No próximo sábado (21), receberíamos como parte da Festa Internacional do Piano — FIP Jazz a dupla Uriel Herman e Filipe Raposo. Juntos, eles trariam para o palco da Sala São Paulo o projeto “Dois Pianos, Um Universo”. A participação de Uriel, que viria de Tel Aviv, não se fez possível devido à guerra que assola sua região e à impossibilidade de ele deixar o país. Agradecemos a Filipe pela pronta mudança de repertório e manutenção da agenda. Veja mais sobre o recital aqui.

 

Lamentamos profundamente a guerra e esperamos que haja urgência e bom senso para a resolução desse conflito. Desejamos também saúde e segurança para a família Herman e todas as demais vítimas. Que a música desta noite seja uma mensagem de tolerância e entendimento entre os povos.

 

 
Temporada 2024 | 70 anos da Osesp
28/set/2023

Em 2024, celebre as sete décadas da nossa Orquestra em mais de 100 concertos! Em uma Temporada muito especial, também comemoraremos os 30 anos do Coro da Osesp e os 25 anos da Sala São Paulo. Serão 27 programas sinfônicos nas séries de Assinaturas — 13 deles com o Diretor Musical, Thierry Fischer, no pódio —, além de concertos especiais, apresentações de música coral e de câmara.

 

As Escolas de Viena, Johannes Brahms e Franz Schubert têm lugar destaque na programação, que conta com quase 60 artistas convidados — dentre eles, os violinistas Hilary Hahn e Daniel Lozakovich, o flautista Emanuel Pahud e os pianistas Vikíngur Ólafsson, Paul Lewis e Tom Borrow (*Artista em Residência*). Você poderá ouvir aproximadamente 130 obras de vários estilos e épocas na Sala São Paulo, inclusive as sete novas peças encomendadas para marcar cada década da Osesp. Aqui a música toca!

Acesse a programação completa AQUI. 
 

Para informações sobre assinaturas, clique AQUI.

 

 
Confira nosso novo lançamento pelo Selo Naxos
22/set/2023

“Villa-Lobos sempre nos lembra que o violoncelo é um instrumento que deve cantar”, disse Antonio Meneses, solista do último lançamento da Osesp pelo Selo Naxos. Sob regência de Isaac Karabtchevsky, o álbum traz os dois Concertos e a Fantasia que Villa fez para orquestra e violoncelo, o instrumento do coração do compositor.

 

O contagiante “Concerto nº 1”, de 1915, foi sua primeira grande peça orquestral. Em 1945, mais maduro e inspirado pelo estilo fluido do gênero fantasia, Villa dá vida a uma peça criativa e cheia de virtuosismo. Já o “Concerto nº 2”(1953) é mais melancólico, sugerindo a solidão do homem diante da imensidão da natureza. “É importante que haja hoje um violoncelista, um maestro e uma orquestra brasileiros gravando essa música da mais alta qualidade, e provando que estas obras são realmente muito importantes”, completa Meneses.

 

Não deixe de escutar o disco na sua plataforma de streaming preferida.

_________
Este álbum faz parte do projeto Brasil em Concerto, uma parceria do Instituto Guimarães Rosa, órgão de cultura do Ministério das Relações Exteriores, com três orquestras brasileiras — além da Osesp, fazem parte as Filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, a Academia Brasileira de Música e o selo Naxos.

 

Crédito da capa: “Geometria espacial” (2022), Maria Lynch (Rio de Janeiro, RJ, 1981) — Imagem gentilmente cedida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo)

 
Confira as masterclasses de setembro na Sala São Paulo
30/ago/2023

Em setembro haverá quatro oportunidades para estudantes de música aprenderem em masterclasses com grandes intérpretes e regentes da música de concerto. Confira a nossa agenda:

 

Jean-Louis Steuerman [piano]

1/set (sex), das 11h às 13h | Sala do Coro

Esta masterclass é destinada a executantes e ouvintes. Faça sua inscrição AQUI.

 

Alexander Kobrin [piano]

4/set (seg), das 14h às 16h | Sala do Coro

Esta masterclass é destinada a executantes e ouvintes. Faça sua inscrição AQUI.

Esta masterclass é realizada pela Sociedade Chopin do Brasil e conta com o apoio da Fundação Osesp.

 

William Coelho e Coro da Osesp [regência coral]

6/set (sec), das 9h às 12h | Sala do Coro

Reperório: Five Flower Songs, Op.47, de Britten
Esta masterclass é destinada apenas a ouvintes. Faça sua inscrição AQUI.

 

Thierry Fischer e Osesp [regência]

22/set (sex), das 10h30 às 13h | Sala de Concertos

Repertório: Sinfonia nº 22 em Mi bemol maior - O Filósofo, de Haydn

Sinfonia nº 30 em Dó maior - Aleluia, de Haydn

O Cavaleiro da Rosa, de R. Strauss

Esta masterclass é destinada apenas a ouvintes. Faça sua inscrição AQUI.